Um aplicativo de celular foi desenvolvido pelo Serviço de Água, Esgoto e Meio Ambiente (Saema) de Araras (SP) para facilitar denúncias, reclamações e solicitações de serviços. A autarquia também passou a trabalhar com seis equipes de fiscalização, compostas, cada uma, por duas pessoas, divididas por setores.
O serviço para impedir os casos de consumo abusivo e desperdício tem sido feito durante o dia e à noite. Além disso, a população também contará com melhoras no serviço de emergência, que atende no número 0800-014-4321.
A população pode baixar o aplicativo por celulares que utilizam o sistem Android utilizando a Play Store. Para encontrar o programa basta digitar a palavra Saema. Em breve, a autarquia afirma que o aplicativo também estará à disposição no App Store, para os celulares Iphone.
Por meio do programa, é possível fazer denúncias, reclamações ou solicitações de qualquer tipo de serviço de emergência, com a possibilidade de enviar fotos. O serviço de emergência também terá mudanças e deve contar com mais atendentes e linhas telefônicas. Um novo espaço, exclusivo para abrigar o serviço de atendimento, também está sendo finalizado pela autarquia.
As mudanças fazem parte do Plano de Metas, um conjunto de medidas de curto, médio e longo prazo que a autarquia e a Prefeitura estabeleceram para enfrentar a maior crise hídrica já registrada na região sudeste do Brasil, com reflexos em Araras.